quinta-feira, 18 de junho de 2015

Tipos de acesso a internet

Celular: Não é de hoje que se pode acessar a Internet pelo telefone celular. O problema é que este tipo de conexão sempre foi muito lento, com pouca capacidade de transmissão de informações.O que promete mudar esse panorama é a chegada da chamada rede 3G ao Brasil – que oferece banda larga aos telefones móveis.

Rádio: O acesso à internet por rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço.Esse ponto pode ser uma área restrita, por exemplo, uma empresa, um condomínio, residência e até uma cidade inteira, dependendo da solução que for usada. Está incluso nessa modalidade o Wi-Fi. 

Wi-fi: Consiste em jogar um sinal de rede numa determinada área para que os assinantes captem o sinal e acessem a Internet sem usar um fio sequer. A rede Wi-Fi tem muitas vantagens. Redes sem fio são baratas e fáceis de construir. Wi-fi tem alcance limitado e uma de suas desvantagens envolve a segurança, redes abertas atraem hackers e que estes utilizam o ID parecido com o estabelecimento particular, muitas vezes o cliente se conecta a rede do hacker e se tornam vitimas de roubo de identidades.   

terça-feira, 16 de junho de 2015

Como funciona a Internet

Modelo Cliente/ Servidor

Cliente é o terminal de acesso e servidor é o computador que contém os arquivos.A conexão entre os dois é realizada via internet, sendo que os servidores estão localizados em diversos lugares do mundo.A informação que o usuário está acessando de seu terminal pode estar armazenada em qualquer lugar, inclusive no mesmo lugar onde ele mora ou está, dependendo de onde o sistema tiver sido hospedado.
Um servidor pode atuar de diversas formas, sendo que seu funcionamento básico é o envio de informações pedidas em um dado terminal que está conectado a ele,localmente ou não. Um servidor pode receber diversos parâmetros enviados pelo cliente por ações do usuário e a resposta que o servidor retornará ao cliente será baseada no processamento dessas informações. 


Registro.br


Registro.br cuida do registro de nomes de domínios, da administração e da publicação do DNS (Sistema de Nome de Domínios) para o domínio ".br", além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços Internet.
Para isso, o Registro.br mantém uma equipe de profissionais altamente qualificados, que a todo o momento analisam e desenvolvem novas ferramentas para aprimorar o sistema de registro de domínios brasileiro e para manter a liderança tecnológica nessa área.
Funcionamento da internet 

Internet ADSL

Quando a internet começou a se popularizar, a maioria das pessoas usava conexões dial up, conhecidas como "conexões discadas" no Brasil.Para isso, era necessário conectar o computador a um modem e este, por sua vez, a uma linha telefônica.Em seguida, o usuário tinha que utilizar um programa específico para discar ao número de um provedor de forma a estabelecer a conexão.O problema é que conexões discadas são lentas, deixam a linha telefônica ocupada, estão sujeitas à tarifação convencional por minuto de uso e podem apresentar instabilidade, fazendo com que uma nova conexão tenha que ser estabelecida de tempos em tempos.

Ondas de Rádio

O funcionamento da internet via radio é feito basicamente por torres (que transmitem o sinal) e antenas (que recebem). A vantagem encontrada nas ondas de rádio é que não necessita de cabos.O valor da manutenção é baixa e se a antena for instalada corretamente tem uma velocidade rápida.. Porém, existe um baixo desempenho no torrents, já que na maioria das vezes o usuário não tem um IP para sua máquina.

Fibra óptica

Com o avanço da tecnologia os cabos de metal foram substituídos por cabos de fibra óptica.A fibra óptica é um fio de vidro  transparente e muito fino. A fibra óptica é dividida em duas partes: casca e núcleo, onde o núcleo é a região central e a casca é a região que envolve o núcleo.Apesar de serem de vidro, as fibras ópticas são bem flexíveis.A vantagem de se optar por esse tipo de cabo é que a velocidade é maior do que os fios comuns.
 Satélites

Satélites de Internet não usam linhas telefônicas ou sistemas de cabos, mas uma antena de satélite para comunicação de dados em mão dupla (baixar e enviar dados).A velocidade de envio é cerca de um décimo da velocidade para baixar arquivos. Conexões a cabo e com DSL possuem maior velocidade para baixar arquivos, mas sistemas de satélites são cerca de dez vezes mais rápidos do que os com modem  normal. Você não paga tarifação ou pulsos no uso da internet podendo falar no telefone ao mesmo tempo. Para utilizar precisa existir um modem conectado a um dos computadores que por sua vez, atuará como servidor de internet para os outros computadores, no caso, o Proxy que é o software que permite compartilhar uma única conexão internet com vários computadores da rede.

3G

3G significa internet móvel de terceira geração.O sinal 3G é transmitido através de um chip igual aos utilizados em celulares, instalado em um mini-modem USB capaz de captar o sinal e transmiti-lo ao computador através de uma porta USB,um chip 3G também pode ser usado em um celular que suporte essa tecnologia tornando possível acessar a internet de alta velocidade, possibilita efetuar  vídeo chamadas, sinal de TV por assinatura e transferir qualquer tipo de informação através da internet igual a um computador. Assim como a internet via rádio, não necessita de cabos. 

Internet a Cabo


É aquela conexão que tem o famoso “cabo azul”,oferece maior segurança, não necessita a existência de linha telefônica instalada. São recomendadas para usuários que desejam fazer atividades com uma taxa de transferência de dados ou com arquivos muito grandes, pois até no horário de pico pode se usar mais tranquilamente.


Internet por Rede Elétrica

PLC (ou Power Line Communication) é a internet transmitida através dos fios de energia elétrica, conhecida também como BPL  Broadband over Power Lines.Esta conexão é uma ótima opção para quem mora longe dos sinais das operadoras .Uma velocidade baixa se comparada às atuais conexões de banda-larga, mas ainda melhor do que a de internet discada , e com a vantagem de que não é necessário discar para se conectar, pois a rede fica conectada constantemente. 



segunda-feira, 15 de junho de 2015

Historia da Internet

A rede mundial de computadores,ou Internet,surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria um das formas forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Arpanet 

Arpanet é a ideia da construção de uma rede de computadores que pudessem trocar informações.Arpanet surgiu do termo “Advanced Research Projects Agency” . A Internet nasceu à partir da ARPANET, que esta pode-se dizer, a "mãe" da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.
Usando um Backbone (rede de transporte) que passava por baixo da terra, a ARPANet ligava os militares e os investigadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

PAN - Rede de Área Pessoal 


As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso é a rede Bluetooth.

LAN - Rede local 


As chamadas Local Area Networks,ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico.Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa,sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.

MAN - Rede Metropolitana

Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network,ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.    

WAN - Rede de Longa Distância

A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e interligam computadores em cidades , Países e até continentes distintos.